Ministério da Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS
Paciente fazendo aplicação de insulina — Foto: Pixabay |
O Ministério da Saúde anunciou um acordo para antecipar a entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina ao Sistema Único de Saúde (SUS) até o fim de dezembro. A medida busca garantir o abastecimento e a continuidade do tratamento de pacientes atendidos pela rede pública.
Segundo comunicado da pasta, o acordo firmado com a fabricante Novo Nordisk prevê a entrega de 93% do volume contratado até dezembro, superando a previsão inicial de 50% para este ano. A empresa, responsável por 15% da produção mundial de insulina, possui uma unidade em Montes Claros (MG), considerada a maior fábrica do insumo no Brasil e na América Latina, empregando cerca de dois mil funcionários.
Até outubro, foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulina regular (frascos e canetas) em todo o país. O ministério destaca que mantém aquisições regulares para assegurar o fornecimento ininterrupto do medicamento, apesar da restrição mundial na oferta do insumo.
A pasta orienta que pessoas com dificuldade de acesso à insulina em farmácias privadas, incluindo o programa Farmácia Popular, procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para obter a medicação.
Nenhum comentário: