Bolsonaro venceria Lula se eleição fosse hoje e estivesse elegível, de acordo com pesquisa
Foto: Reprodução |
Caso as eleições presidenciais fossem realizadas hoje e Jair Bolsonaro (PL) estivesse elegível, o ex-presidente venceria no primeiro turno contra o atual mandatário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que aponta uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, que entrevistou 2.014 eleitores em todas as unidades da federação entre os dias 21 e 25 de novembro.
Bolsonaro aparece com 37,6% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Lula, que registra 33,6%, dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Mesmo inelegível devido a decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e enfrentando acusações de envolvimento em um plano golpista, Bolsonaro mantém força eleitoral, segundo o levantamento.
Possíveis Sucessores de Bolsonaro
A pesquisa também testou cenários envolvendo possíveis sucessores de Bolsonaro, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em simulações de segundo turno:
- Lula está numericamente atrás de Bolsonaro, com 41,9% contra 43,7%.
- Contra Michelle Bolsonaro, Lula teria 42,7% contra 40,8%.
- Em um cenário com Tarcísio de Freitas, o petista registra 43% contra 39,2% do governador paulista, indicando a maior vantagem numérica entre os cenários simulados.
A margem de erro de 2,2 pontos percentuais faz com que todos os cenários permaneçam em empate técnico.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário: