Hemoba realiza campanha para mobilizar doadores de plaquetas na Bahia
![]() |
Foto: Divulgação |
A Fundação Hemoba está promovendo uma campanha para incentivar a doação regular de plaquetas, devido ao baixo nível do estoque atual. O hemocomponente é essencial no tratamento de pacientes com leucemias, outros tipos de câncer, traumas, queimaduras, cirurgias cardíacas e também para quem passou por transplante de medula óssea.
Atualmente, a Hemoba recebe cerca de 73 doações de plaquetas por mês, número abaixo da necessidade ideal, que é de pelo menos 105 doações mensais. Em 2024, foram registradas 872 doações. O desafio é ainda maior porque as plaquetas têm validade de apenas cinco dias, o que exige uma renovação constante dos estoques.
O procedimento de doação de plaquetas leva de 60 a 90 minutos e pode ser feito a cada 15 dias, totalizando até 24 doações por ano. Para doar, é preciso ter feito pelo menos uma doação de sangue nos últimos 12 meses, pesar no mínimo 60 kg e não ter usado medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (como AAS, Melhoral, Engov, Coristina D, entre outros) ou anti-inflamatórios até sete dias antes da doação.
A Hemoba recomenda o uso da técnica de aférese, um procedimento que permite a coleta apenas das plaquetas, devolvendo os demais componentes ao doador. Essa modalidade garante uma concentração de plaquetas de 6 a 8 vezes maior do que uma doação comum, sem prejuízos à saúde do voluntário.
A Fundação reforça o apelo para que mais pessoas se voluntariem e façam parte dessa rede solidária que salva vidas diariamente.
Nenhum comentário