![]() |
Foto: Pixabay |
O Brasil registrou 396.629 falhas relacionadas à assistência à saúde entre agosto de 2023 e julho de 2024. No mesmo período, 2.363 mortes foram associadas a esses incidentes. Os dados foram divulgados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com base em notificações feitas por serviços de saúde no sistema Notivisa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Minas Gerais apresentou o maior número absoluto de falhas notificadas, com 68.873 registros. São Paulo ficou em segundo lugar, com 52.803 casos. Em relação às mortes, São Paulo liderou com 452 notificações, seguido por Minas Gerais, com 312, e Santa Catarina, com 226.
Entre os eventos mais graves estão a administração equivocada de medicamentos, por tipo ou dosagem, e cirurgias realizadas em partes erradas do corpo. Também houve notificações de lesões por pressão, classificadas como contusão, entorse e luxação. A Anvisa afirma que a maioria dessas falhas poderia ser evitada com a adoção de protocolos seguros e práticas preventivas.
Fonte: Metro1
Nenhum comentário