![]() |
(Foto: karlyukav / Freepik) |
Dezenas de consumidores relataram reações alérgicas após o uso da nova pasta de dente Colgate Total Prevenção Ativa, versão reformulada da Colgate Total 12. O produto, lançado em julho de 2024, substituiu o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho como princípio ativo.
Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre os dias 1º de janeiro e 19 de março de 2025, foram registradas oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca. Os sintomas mais comuns incluem inchaço de amígdalas, lábios e mucosa oral, além de ardência, dormência, boca seca, gengivas irritadas e vermelhidão.
Somente nas últimas 24 horas, mais de 20 queixas semelhantes foram publicadas na página da Colgate-Palmolive no site Reclame Aqui.
Em nota, a empresa afirma que o fluoreto de estanho é seguro e amplamente utilizado em cremes dentais no mundo todo. Segundo a Colgate, a nova fórmula é resultado de mais de 10 anos de pesquisa e testes, inclusive com consumidores brasileiros, e foi aprovada por agências regulatórias internacionais.
No entanto, a Colgate admite que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade” a componentes como o fluoreto de estanho, corantes ou aromatizantes. A orientação da empresa é para que, diante de qualquer reação adversa, o uso do produto seja interrompido, o que, segundo a fabricante, deve cessar os sintomas.
A Anvisa segue monitorando os casos e pode adotar novas medidas caso o número de reações adversas aumente.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário