Abril terá temperaturas acima da média em boa parte do Brasil
![]() |
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil |
O mês de abril será marcado por temperaturas acima da média nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e em parte do Nordeste, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, as chuvas devem ser escassas nesses locais, mantendo a tendência observada durante o verão, que terminou no dia 20 de março.
Apesar da presença do fenômeno La Niña, o último verão foi o sexto mais quente do Brasil desde 1961. Enquanto a faixa norte do país registrou chuvas acima da média histórica, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Sul tiveram precipitações abaixo do esperado.
Segundo o Inmet, os volumes de chuva registrados nesses locais não foram suficientes para recompor os estoques hídricos do solo, prejudicados por secas e incêndios que afetam com frequência biomas como Amazônia, Cerrado e Pantanal nos últimos dois anos.
Previsão de temperatura e chuvas
Para abril, a tendência é de temperaturas acima dos 24°C no centro-sul do Brasil e em algumas áreas do Nordeste. Já a Região Norte e outras partes do Nordeste devem registrar temperaturas dentro da média histórica, variando entre 26°C e 28°C.
No quesito chuvas, o Centro-Oeste e o Sudeste devem enfrentar precipitações irregulares, com maior concentração no leste do Sudeste. No Sul, a estiagem será mais sentida no extremo-sul do Rio Grande do Sul e no centro de Santa Catarina, enquanto outras áreas podem ter chuvas acima da média, favorecendo a recuperação do solo.
O que esperar do outono
O outono, que começou em 20 de março e segue até 20 de junho, deve manter chuvas intensas apenas na faixa norte do Brasil, segundo a meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira.
“A tendência é de redução das chuvas à medida que avançamos para o meio e o fim do outono, caracterizando o período seco. No Sul, abril será um mês de irregularidade, mas podemos ter a retomada das chuvas no Rio Grande do Sul a partir de maio”, explica.
Em relação às temperaturas, o centro-sul do país continuará registrando marcas acima da média, mas a chegada de massas de ar frio pode provocar quedas pontuais, especialmente em regiões elevadas do Sul, onde há possibilidade de geadas. Para o Sudeste, ainda não há previsão de geadas, mas o fenômeno pode ocorrer à medida que a estação avança.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário