Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Durante sua participação na temporada de verão do programa Sem Censura, a jornalista e humorista Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, enfatizou a importância do Axé Music e suas raízes no candomblé. Em sua fala, ela destacou o significado cultural e espiritual do gênero, muitas vezes subestimado.
“A gente precisa falar dos terreiros de candomblé, porque se existe a Axé Music, que surgiu para ser depreciada, é importante entender que o axé é um termo que, para nós, significa força vital. Os maiores percussionistas saíam de lá, depois de tocar o rum, o pi e o lé, e depois de tocar os atabaques, clamando pelos nossos deuses na terra. Não podemos tratar o Axé Music como se fosse qualquer coisa. Sabemos que o Axé Music é uma bênção daqueles deuses que dançam quando estão na terra”, afirmou Tia Má, destacando a conexão espiritual que permeia o gênero.
A cantora Ivete Sangalo, que também participava do programa, reforçou o discurso da jornalista, afirmando: “Não precisa emoldurar, não. Todo mundo sabe, mas se faz de maluco.”
O diálogo trouxe à tona reflexões sobre a valorização das tradições afro-brasileiras que deram origem à Axé Music, um dos pilares da música popular no país, especialmente na Bahia.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário