Um surto de norovírus, agente infeccioso identificado recentemente na Baixada Santista, contaminou 127 passageiros do luxuoso cruzeiro MSC Grandiosa, segundo confirmação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira (17).
O número representa mais de 2% dos 6.293 passageiros a bordo, caracterizando oficialmente um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA).
De acordo com a Anvisa, os testes realizados pela equipe de saúde do navio confirmaram a presença do vírus, conhecido por sua alta transmissibilidade tanto por contato direto entre pessoas quanto por superfícies contaminadas.
No dia seguinte, 18 de janeiro, equipes da Anvisa e da Secretaria de Saúde de Santos embarcaram no cruzeiro para conduzir uma investigação complementar. Foram coletadas amostras adicionais de tripulantes, água e alimentos, enquanto medidas rigorosas de controle foram implementadas, incluindo o isolamento de passageiros com sintomas e orientações para reforço na higienização.
Segundo as autoridades, os tripulantes que apresentaram sintomas estão estáveis e recebem acompanhamento médico. O navio adotou os protocolos sanitários necessários para conter a disseminação do vírus.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário