O Ministério da Educação (MEC) vai implementar o programa “Pé-de-Meia Licenciatura”, que oferecerá um auxílio mensal de R$ 1.050 a estudantes de cursos de licenciatura. O benefício será dividido em duas partes: uma parcela que poderá ser sacada mensalmente e outra que ficará retida como poupança. A iniciativa integra a nova política de valorização da carreira docente, chamada “Mais Professores”.
Os detalhes do programa serão divulgados em uma coletiva de imprensa na próxima segunda-feira (13), às 10h, com representantes do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No mesmo evento, serão anunciados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
O lançamento oficial da política “Mais Professores” acontecerá na terça-feira (14), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, o governo também apresentará as condições para que os estudantes de licenciatura tenham acesso ao novo benefício.
Atualmente, o programa “Pé-de-Meia” já beneficia estudantes do ensino médio com um auxílio de R$ 200 mensais, atendendo cerca de 4 milhões de alunos. Em outubro, durante um evento na Bahia, Lula defendeu a iniciativa como um investimento essencial para o país. “Ficaria muito mais caro gastar fazendo cadeia para prender a meninada que não teve oportunidade do que investir na escola. Por isso, não importa quanto custa, importa que estamos garantindo que vocês cresçam, aprendam uma profissão, tirem o diploma universitário, virem doutores e prestem serviço a esse país, à família e à comunidade”, afirmou.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário