Circuito Barra-Ondina terá número reduzido de trios no Carnaval de 2025
O Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) definiu, nesta quinta-feira (23), que o circuito Dodô (Barra-Ondina) terá um número reduzido de equipamentos em 2025. A medida é uma decisão técnica que acontece com o intuito de otimizar o fluxo dos trios elétricos e garantir a segurança dos foliões na edição deste ano.
No ano passado, alguns dias da festa tiveram 50 trios e carros de apoio no circuito, o que se torna inviável para o trajeto tendo em vista a dimensão do espaço. Neste ano, no máximo 26 equipamentos passarão pelo circuito Barra-Ondina.
“Nós tínhamos um espaço na Graça, onde estacionávamos os trios elétricos. Porém, nós perdemos parte do local base de estacionamento dos trios. Como antigamente já chegamos a ter 50 trios por dia no Carnaval, hoje só temos espaço para liberar 26 trios”, afirmou Washington Paganelli, presidente da Comcar.
“Mas não foi uma decisão monocrática, algo que a gente queira atribuir. Não. Foi porque não tinha espaço para colocar mais trios na fila. E eu não posso colocar os trios na Ladeira da Barra”, complementou o gestor municipal.
Superlotação dos circuitos
Em 2025, há a estimativa de que o Carnaval de Salvador receba milhões de foliões. Por isso, a lotação nos circuitos e nos trios elétricos é um tema que vem sendo amplamente discutido.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu, na última quarta-feira (22), uma recomendação para que órgãos públicos e privados cumpram as determinações do Corpo de Bombeiros, que limitam a quantidade de pessoas nos trios para evitar superlotação.
A preocupação com a segurança não é recente. Durante o Carnaval de 2024, o trio elétrico da cantora Ivete Sangalo quase tombou devido ao excesso de pessoas concentradas em um único lado do veículo.
Fonte: Voz da Bahia
Nenhum comentário